quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Qual é a sua cara?

Hoje, dia 20/10/2011, eu Monalisa Durand quando saía do trabalho presenciei uma das maiores injustiças que existem. Estava no 410 aproximadamente as 21:15, quando vi uma menina entrar com o cartão de estudante da rede pública uma jovem com roupa de ginástica, sem caderno, passou o cartão e ainda arrogantemente olhou pra cara do cobrador, como quem diz:"é isso mesmo! Cartão de estudante meu filho, o que que é???". O cobrador rindo liberou a roleta para aquela "piranha". Tá vocês podem achar que é besteira de mulher, implicância e etc. Mas vai além disso...
Quatro ou cinco pontos dali, um jovem uniformizado, de mochila nas costas e negro, entrou no ônibus, passou o mesmo cartão da rede pública que a jovem da ginástica, mas o seu cartão deu inválido (pois pode ocorrer se você não recarregar direito, eu sei, por que estudei e ainda tenho o mesmo cartão). Ele olhou para o cobrador e perguntou:"-Posso entrar por trás?", e o mesmo cobrador que deixou aquela jovem com roupa de ginástica passar mesmo sabendo que ela não vinha da escola disse para o rapaz perguntar se o motorista liberava dele entrar por trás. Quando ele perguntou o motorista disse que havia muitas câmeras e que não podia. O jovem com vergonha de descer pegou na mochila, talvez, o único dinheiro que tinha e pagou sua passagem pra que pudesse voltar para casa! Rapidamente eu tirei meu celular da bolsa e fotografei o cena que me doeu no coração profundamente. O rapaz passou pela roleta e sentou, logo saltei da condução, e não pude me conter chorei muito, com a situação, me senti envergonhada de ser brasileira.
Até quando Brasil? Ou até quando você brasileiro irá permitir que isso continue acontecendo? Até quando eu irei somente fotografar? Ou somente olhar? Até quando??? Que nojo de mim, por não ter gritado e dito que a piranha de roupa de ginástica podia passar com o cartão estudante!!! Mas por quê o estudante negro não poderia passar uniformizado, com o cartão descarregado? Por quê???
Mostra a tua cara Brasil!
*Desculpem o desabafo.

Um comentário:

  1. Infelizmente isso é Brasil amor. Onde o preconceito não é tão maior quanto a vontade de se dar bem das pessoas.

    ResponderExcluir